Laboratório de Informática
o da saúde na escola: revisão integrativa
Link: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/7146
A criação da FAMED e a sua relevância para a sociedade em que se insere está intimamente ligada a perspectiva da interiorização do Ensino Superior Brasileiro configurado como necessidade nos últimos anos.
A expansão do Ensino Superior abre novas oportunidades de formação acadêmica e profissional para jovens do interior. Este é um dos principais elementos que fizeram a IES se constituir em sua filosofia educacional. Mesmo com a expansão da educação pública dos Institutos Federais, o acesso à educação superior ainda não é suficiente para atender às demandas e alterar positivamente a realidade das cidades do interior.
Nesse sentido, a IES FAMED se preocupou em não apenas atender às necessidades dos egressos do Ensino Médio da região, mas, também, com as necessidades sociais. Assim, a escolha dos cursos de Enfermagem, Administração e Pedagogia para iniciar a Faculdade deram-se, a priori, pela melhoria regional nesses 3 setores. A Enfermagem para auxiliar na expansão da saúde primária de toda a Ibiapaba que há anos sofre com o déficit de enfermeiros e gestores de saúde, a Pedagogia para poder suprir os municípios de professores que devido ao salário pouco atrativo, não virão da capital para se incluir nessas vagas e, por fim, a Administração por que ela perpassa todos os setores produtivos e se faz necessária para a profissionalização e empreendedorismo em todas as regiões brasileiras, afinal não basta apenas ter condições ou crédito para se abrir ou ampliar novos negócios, mas de competências e habilidades para projetá-los e faze-los crescer e se sustentar.
Logo, a FAMED no processo de interiorização não se trata de apenas um procedimento para o Ensino Superior, mas de uma expectativa que alia esse processo à necessária inclusão de todos os setores da comunidade.